sexta-feira, 30 de março de 2012

1° FORUM PERMANENTE PRÓ-MEIO AMBIENTE - Uma Exortação à Ecologia Espiritual


Estimados Fratres e Sorores e amigos visitantes,

Saudações Rosacruzes!

É com grande alegria e satisfação que gostaríamos de também divulgar este grande evento promovido por nossa Amada Ordem: 

O 1° FORUM PERMANENTE PRÓ-MEIO AMBIENTE - Uma Exortação à Ecologia Espiritual, que ocorrerá no período de 27 de Abril a 1° de Maio de 2012 no Auditório Spencer Lewis na sede da AMORC - GLP em Curitiba/PR, com entrada franca e aberto ao público (estudantes e não estudantes rosacruzes), mas vagas limitadas à capacidade do auditório.

O evento contará com a participação de nosso Digno Imperator, Frater Christian Bernard, conforme fora divulgado e poderão observar no cartaz abaixo, que também se encontra no site da AMORC: http://www.amorc.org.br/

Nosso Imperator, como todos estão sabendo, está participando ativamente dos acontecimentos relacionados com o grande evento que acontecerá em junho próximo no Rio de Janeiro, a Conferência Mundial Rio+20, em comemoração às duas décadas e revisão dos trabalhos e discussões da ECO 92, há exatos 20 anos.

Aqueles que desejarem procurar mais informações sobre a Rio+20 poderão acessar o site oficial do evento: http://www.rio20.gov.br/ e http://www.rio20.info/2012/
É muito bom se manter bem informado sobre este assunto! E também procurarmos divulgá-lo.

Certamente, através deste seu engajamento, nosso Digo Imperator nos convida a realizarmos também o nosso posicionamento com relação às questões ecológicas e ambientais, que já procuramos cultivar através de nosso aprendizado constante como estudantes rosacruzes.

Surge, então, para nós, uma grande oportunidade de exercermos esse posicionamento inserindo-nos nestas discussões e eventos em prol de uma mudança de atitude global, a partir de iniciativas regionais, locais e individuais, obviamente, visando à harmonização de nossas relações com o planeta em que vivemos e com todos os seres que nele co-habitam, por igual direito, conosco.

*As inscrições para este evento em especial estão sendo realizadas no site da AMORC ou através do link:

http://www.amorc.org.br/ecologiaEspiritual/

Com votos de PAZ PROFUNDA a todos,

GR+CD Saquarema, AMORC


Clique com o botão direito do mouse na imagem para ampliá-la.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Novidade no Blog!

Estimados frateres e sorores, membros da Rosacruz, AMORC de todas as partes, que aqui chegarem e também visitantes,

Saudações Rosacruzes!

A partir deste mês iremos postar algumas mensagens de nosso Grande Mestre para a Jurisdição de Língua Portuguesa, o Frater Hélio de Moraes e Marques, que se encontram também disponíveis para leitura no site oficial da AMORC: http://www.amorc.org.br/msg_semanais.htm

Tais mensagens são de grande relevância para a nossa reflexão individual e como participantes desse momento atual que sugere um imenso potencial para grandes transformações em todas as esferas da civilização humana.

Esperamos, assim, que todos se unam a nós em estudo e meditação sobre os mais diversos temas e possam em suas reflexões encontrar sabedoria, motivação e esperança para um novo tempo que já chegou!

Com votos de Paz Profunda a todos,

GR+CD Saquarema, AMORC.


*Imagem retirada livremente da internet. Desconhecemos autoria e propriedade.

Mensagem do Grande Mestre: Ciclos

Dignos visitantes
Saudações Rosacruzes!
Semana 14 a 21 de Novembro de 2008

Com satisfação, faço este primeiro contato semanal pelo site da Ordem Rosacruz, AMORC. Pretendo, a cada sexta-feira, transmitir alguns pensamentos a todos os que nos visitarem, relacionados à nossa Fraternidade e à Missão Rosacruz na sociedade do século 21.



Neste primeiro momento, lembro que foi na primavera de 1908, aos 24 anos, que o Dr. H. Spencer Lewis teve a revelação que o conhecimento que ele buscava poderia ser encontrado nas profundezas de seu Ser. Naquele mesmo momento, também foi instruído a ir à França para ser iniciado na Ordem Rosacruz. Cem anos se passaram e estamos na primavera de 2008 no Hemisfério Sul, já em meados de novembro e nos preparando para as festividades de final de ano. Também, na contagem do tempo, estamos no ano Rosacruz 3361. Soror Maria Moura, primeira Grande Mestre desta Jurisdição afirmou na abertura da XVIII Convenção Nacional em setembro de 2000: e o tempo passou... mas os princípios Rosacruzes que contêm a centelha criadora do pensamento nos unem através do tempo e espaço. Já estava escrito no Livro da Vida e sua expansão faz parte do Plano Divino. Uma das experiências do místico é viver em união com a Realidade Cósmica, em harmonia com o Absoluto e com toda a humanidade. 

A natureza é cíclica. Os ritmos se impõem e, muitas vezes, sem perceber, participamos de ciclos – alguns porque nos envolvemos com eles, outros porque os criamos pelo repetir constante de certos pensamentos, palavras e ações. Como tudo o que está em cima é igual ao que está embaixo e em nossa condição de miniaturas do Grande Universo, devemos ter consciência que a harmonia é a tônica da natureza. Não se pode ser feliz em desarmonia com o Cósmico. O Domínio da Vida é o resultado de uma plena harmonia interna que se reflete em nossa vida e ao nosso redor.

Iniciamos ciclos a todo momento. Neste caso a cada sexta-feira iniciamos um novo ciclo que termina na quinta-feira seguinte. A cada sexta-feira temos uma semana inteira para realizar. Potencialmente, a semana pode ser vivida de infinitas maneiras. Mas o que faremos dela, dependerá diretamente das nossas escolhas e de como agiremos para efetivar essas escolhas, pois todo pensamento que não se efetiva na ação correspondente permanecerá no mundo das idéias. Como diria o existencialista pensador do século passado Jean-Paul Sartre: "Simplesmente descobrimos que existimos e temos então de decidir o que fazer de nós mesmos."

Convido a todos, nesta semana, a agir em busca de uma vida feliz e harmoniosa, usando as técnicas rosacruzes de criação mental para atingir os objetivos legítimos que almejarem para suas vidas e agindo de acordo com a inspiração dos seus momentos de práticas rosacruzes. Convido-os também a perspectivar no mundo um novo humanismo e todos os rosacruzes e não-rosacruzes realmente irmanados no ideal de Luz, Vida e Amor do Manifesto Positio Fraternitatis Rosae Crucis que pode ser lido na íntegra neste nosso site no endereço http://www.amorc.com.br/manifesto.htm. 

Até a próxima semana.
Que assim nos ajude Deus!

Hélio de Moraes e Marques
Grande Mestre da Jurisdição de Língua Portuguesa da Rosacruz, AMORC



Fonte: http://www.amorc.org.br/msg_semanais/msg_ngm1.html

quarta-feira, 28 de março de 2012

O Serviço Rosacruz


Por Cristóvão Enguiça, FRC*

Muito se tem escrito acerca do Serviço nas Organizações de misticismo, de tal modo que se corre o risco de as palavras e os conceitos poderem perder o valor e a força que deveriam ter.

Certamente, todos saberão compreender esse facto e lograrão apreender as ideias abordadas em toda a sua amplitude e significado.

Inúmeros buscadores demandam os portais da Ordem seleccionando a via do Serviço para, através dela, poderem alcançar e elevar os objectivos de evolução que inequivocadamente procuraram com a sua admissão a membros.

Tal atitude e tal via representam, sem dúvida, valores inegáveis e reais. A prestação do Serviço, se for desempenhada com firmes e bons propósitos e se for enriquecida com uma carga positiva de qualidades complementares, representa, com toda certeza, uma compensadora progressão na Senda Mística.

De um modo geral, qualquer tipo de Serviço pressupõe uma relação a dois ou a mais do que dois. Logo à partida, portanto, se nos depara uma boa oportunidade de harmonização pela comunhão no empreendimento, na qual podemos evidenciar fraternidade, companheirismo, abnegação e entrega.

O Serviço deve ser completo e eficaz. Completo porque se o deixarmos a meio, acabamos por desenvolvê-lo de um modo negativo. Começamos em ajuda e acabamos em desajuda e complicação, já que as pessoas que vão prossegui-lo e termina-lo terão não só que desenvolver o necessário trabalho para esse fim como terão também, inicialmente, que acarretar com a tarefa de se inserirem no já feito para também o conhecerem, isto com a assunção de um inevitável e irreparável atraso.

Ao dizer-se que o Serviço deve ser eficaz, queremos dizer que, antes de o executarmos, devemos planeá-lo com o maior cuidado, dando ouvidos às recomendações das pessoas mais conhecedoras.

Na execução, haverá um grande e constante empenhamento em fazê-lo da forma mais perfeita e continuada, de tal modo que ele possa conotar-se com a Obra do Alquimista, procurando sempre pontos de correção que, dia a dia, o tornarão melhor e maior, até aos parâmetros divinos.

Um Serviço mal finalizado ou incompleto representa, em nosso entender, um passo à retaguarda no caminho que escolhemos percorrer.

É certo que as tarefas que o Organismo Afiliado ou nas nossas práticas externas chamamos a nós deverão ter um perfeito ajustamento com os nossos dons e dotes para que o que se referiu seja válido.

Nas prestações apontadas incluem-se, necessariamente, acções por parte dos membros que, à primeira vista, poderiam não parecer um trabalho místico, tais como os estudos regulares e pontuais da Ordem, a maneira de estar em convívio na Loja, no Capítulo, nos encontros, sendo simpáticos, tolerantes e reverentes, o posicionamento mental amoroso e magnânimo para com todos e até a recepção dos Serviços prestados a nós por outras pessoas.

Essas práticas são, quanto a nós, a parte mais significativa do todo, já que são elas que irão garantir o bom destino do Corpo Afiliado e da Ordem, através do prestígio que o bom exemplo revela e transmite a terceiros.

Queríamos finalmente focar os aspectos mais transcendentes do Serviço e damo-nos conta que já os começamos a referir. Isto significa que eles são os mais importantes e os mais requeridos.

Um Serviço, seja de que natureza for, desempenhado com Amor, não é somente um Serviço; é um todo completo e infinito que passa pela própria divindade, não só na sua execução propriamente dita como no modo como chega aos seus beneficiários. Torna-se assim uma peça espiritual, qual motor de contagiante harmonia que faz crescer a vida em nós, que nos cria uma chama de alegria e bem-estar motivador de tudo e para tudo o que é bom e belo. Aí, todos os que recebem essa dádiva se sentem, eles próprios, impelidos para retribuí-la em dobro, se possível.

A bondade deve ser outra característica de quem presta Serviço, já que é ela que provoca a tolerância a reparos oportunos e correctores, que assim serão melhor aceitos. A bondade tolera e faz-nos tolerados, criando o ambiente harmonioso que temos que viver. Se no mundo exterior do nosso dia-a-dia nem sempre conseguimos ver e dar essa harmonia, então, queridos irmãos, que ela não falte aqui dentro, simbolizando o embrião da semente que queremos ver crescer aqui e também ali, lá fora.

Um Serviço sem a Humildade apropriada jamais se poderá revelar proveitoso. Se prestamos um bom trabalho, deixemos as honrarias, as adulações e o reconhecimento do mérito para os outros. Saibamos fechar os ouvidos à adulação e calar a boca aos reparos menos justos e menos convenientes. Essa é a verdadeira humildade.

Não deve ser por acaso que o aforismo popular diz que "o trabalho dá saúde". E dá mesmo, se ele for carregado com as características de Bondade, de Tolerância, de Paz, de Fraternidade e, acima de tudo, de Amores. De Amores, porque os incluímos todos; o fraternal, o filial, o paternal, o maternal, o natural e o Divino.

Bem hajam todos!

*Mantida a grafia original do autor, usada em Portugal - Frater Cristóvão Enguiça é ex-Grande Conselheiro de Portugal.

Fonte: Artigo transcrito na íntegra da revista "O Rosacruz", verão 2012.


PS: Imagens meramente ilustrativas, que não são parte do artigo original.

O Grande Ensinamento de Confúcio

 
"Os patriarcas que desejam mostrar seu bom caráter ao mundo devem, em primeiro lugar, ordenar seus países.

Aqueles que desejam pôr ordem em seus países devem, primeiro, arrumar suas casas.

Aqueles que desejam arrumar suas casas devem, antes de tudo, cultivar sua personalidade.

Aqueles que desejam cultivar sua personalidade devem, primeiro, retificar suas mentes.

Aqueles que desejam retificar suas mentes devem, em primeiro lugar, alcançar a sinceridade de suas vontades.

Aqueles que desejam alcançar a sinceridade de suas vontades devem, antes de tudo, ampliar o seu conhecimento.

A extensão do saber depende da investigação das coisas. Quando se investigam as coisas, o saber é ampliado; quando o saber aumenta, consegue-se a segurança da vontade; quando a segurança da vontade é conquistada, a mente é corrigida; quando a mente é retificada, cultiva-se a personalidade."
 

Confúcio - Capítulo V de O Grande Ensinamento, extraído de Buscaglia, L. Assumindo a sua personalidade.  Nova Era. 17ª edição. Capítulo III, pág 87.




Imagem: Bambu ao vento - retirada livremente da internet. Desconhecemos autoria e propriedade.

terça-feira, 27 de março de 2012

Poesia!

 

 A Palavra Certa

Por EDUARDO GONSALES DE ÁVILA, FRC

A Palavra Certa
é assertiva
Positiva
Viva
é dádiva
que a VIDA aviva

Não fere a crença
é perfeita sentença
que olvida a ofensa
e desfaz a desavença    

A Palavra Certa
é Divina Presença
não é prensa
é o que correto se pensa

A Palavra Certa
a mente torta desentorta
como chumbo no fogo de retorta

A Palavra Certa

é porta entreaberta
que a Plenitude acerta
como uma seta
que com o alvo é completa

A Palavra Certa

socorre, acolhe
estimula, educa
como quem exemplifica
decodifica, edifica

A Palavra Certa
é LUZ, é lampejo
como canção de realejo
que não complica
explica as questões que vejo

A Palavra Certa
Oração com rima, talvez exprima
no horizonte, a beleza peregrina
de ser um Sol, que no poente declina

A Palavra Certa
é mais Ponte do que Muralha
nunca atrapalha
nunca falha
o AMOR espalha

A Palavra Certa
é traduzida
entre o pretendido e o obtido
como algo que transborda pela borda

A Palavra Certa
é meiga oferta
para a grande descoberta
da Verdade encoberta

A Palavra Certa
no princípio era o Verbo
fez o céu e fez o inferno
moldou o efêmero e o eterno

A Palavra Certa
é porta aberta
que o pensar liberta
e o Mundo conserta


*Extraído da revista "O Rosacruz", inverno de 2011


Imagens livremente retiradas da internet.

segunda-feira, 26 de março de 2012

O INÍCIO

 

Mas por onde eu devia começar?

O mundo é tão vasto, começarei com o meu país, que é o que conheço melhor.

Meu país, porém, é tão grande. Seria melhor começar com minha cidade.

Mas minha cidade também é grande. Seria melhor eu começar com a minha rua. Não: minha casa. Não: minha família.

 Não importa, começarei comigo mesmo.


Elie Wiesel - Souls on Fire



*Imagens livremente retiradas da internet. Desconhecemos autoria e propriedade.

Nossa Grande Jornada



"Por quantas estradas, entre as estrelas, precisa o homem mover-se em busca do segredo final?

A jornada é difícil, infinita, às vezes impossível; No entanto, isto não impede que alguns de nós a tentemos...

Poder-se-ia dizer que nos reunimos à caravana em um certo ponto; Viajamos até onde for possível; 

Mas não podemos, durante uma vida, ver tudo o que gostaríamos de observar, ou aprender tudo o que desejaríamos saber."


                        Loren Eiseley*
THE IMMENSE JOURNEY


*Extraído de Buscaglia, L. Assumindo a sua personalidade. NOVA ERA.17ª edição.


http://4.bp.blogspot.com/_K4jm90BUZRQ/S3sPy1IXfsI/AAAAAAAAASA/pQB6Hp-3bKE/s320/025+-+A+GRANDE+JORNADA.jpg