domingo, 28 de agosto de 2011

A ação transformadora


Hideraldo Montenegro F.R.C.

Há um equívoco imenso naqueles que anseiam por mudanças imediatas: procuram o caminho da destruição para supostamente construírem uma realidade diferente daquela em que vivem. No entanto, a qualidade da ação determina a reação. Nas ações existem qualidades positivas e negativas e é óbvio que são estas qualidades que vão determinar a qualidade da reação.

O agente da mudança nunca deve esquecer que existem processos e etapas para uma meta ser alcançada. Se algo está num nível abaixo não significa que não seja importante para o processo e que deva ser destruído. O fato de algo ser idealmente menor não o qualifica como desnecessário ou inútil, ou pior, um empecilho à realização de um ideal superior. Por exemplo, o degrau inferior de uma escada não é menos importante, no processo de ascensão, que os degraus superiores dela.

Enfim, o processo de transformação deve dar-se de forma gradual, harmoniosamente. Entretanto, equivocadamente muitos apelam para o conflito, para o confronto, para a destruição, para a desagregação e, assim, só colhem reações adversas, negativas. Tudo que pensam, falam e fazem têm como resultado uma grande ineficácia, um grande nada (ou, na verdade, um grande continuísmo). Em virtude disto, não conseguem perceber a origem de tanto dano, de tantas coisas negativas em suas vidas e, assim, vivem buscando um culpado para os seus desacertos. Vivem criticando tudo e reclamando de tudo.

Pragmaticamente esquecemos de agradecer por tudo o que temos, pois, esta atitude, no mínimo, nos coloca numa condição mental positiva e uma condição mental positiva é determinante para o sucesso de qualquer ação que causamos.

Como combatemos uma atitude negativa? A melhor forma para neutralizarmos a crítica negativa é neutralizarmos a sua arma (ou não darmos ouvidos a ela): a palavra maliciosa. Como diz o ditado popular: “Quem muito fala, muito erra”. Precisamos aprender a escutar para, assim, evitarmos “engravidar” pelos ouvidos. Estar sempre atentos, vigilantes e não sermos usados por aqueles que pretendem nos induzir a pensamentos negativos também é fundamental para evitarmos que o mal se propague. 

http://www.gnosisonline.org/wp-content/uploads/2010/11/transforma%C3%A7%C3%A3o2-gnosisonline.jpg

Fontes: Artigo para divulgação disponibilizado pela GLP Rosacruz, AMORC. Imagem: Disponível em "Google imagens". Desconhecemos autoria e propriedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário