segunda-feira, 6 de junho de 2011

QUEM SÃO OS ROSACRUZES?

         A Ordem Rosacruz, AMORC é uma Fraternidade mística, filosófica e cultural, presente em todo o mundo, que congrega em seu seio pessoas de todas as raças, crenças e posições sociais. Seu nome oficial e completo é Antiga e Mística Ordem Rosacruz. Não é uma religião, mas uma filosofia de vida, uma escola de pensamento que ensina ao homem como desenvolver suas faculdades latentes, que encontram-se "atrofiadas", por assim dizer.  O objetivo maior da Ordem é capacitar o homem a viver em Harmonia com as Leis Cósmicas e Naturais, Leis estas de conhecimento dos Rosacruzes, cuja aplicação é ensinada em seus ensinamentos.

            A AMORC é o prolongamento da Fraternidade mística criada pelo Faraó Amenhotep IV, mais conhecido historicamente como Akenaton, que reinou na 18ª Dinastia do antigo Egito, há cerca de 1300a.C. Akenaton é considerado pelos Rosacruzes o seu primeiro Grande Mestre. Este Faraó reuniu as escolas iniciáticas existentes na época em uma Fraternidade secreta, para estudo dos mistérios da vida, sem os dogmas pregados pelo clero oficial. Akenaton é considerado pelos historiadores a primeira pessoa do mundo a pregar a existência de um só Deus, o que na época, em um país politeísta, foi considerado uma revolução. Do Egito a Ordem expandiu-se para a Europa, com ciclos de atividade e inatividade.

            O nome "Rosacruz" só veio no século XVII. Em 1915 a Organização foi reativada na América do Norte, a partir da França, adotando o novo nome de AMORC (Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis), que é uma abreviatura do nome antigo e em latim da organização. Atualmente a AMORC tem, contando desde a época de Akenaton, 3358 anos.

            A Ordem divide-se em Grandes Lojas, que congregam pessoas de uma mesma língua. Em Curitiba está a Grande Loja para os Países de Língua Portuguesa, que compreende membros do Brasil, Portugal, Angola etc. A Ordem chegou no Brasil na década de 50, a partir dos EUA. Sua sede instalou-se primeiramente no Rio de Janeiro, sendo transferida posteriormente a Curitiba. Cada Grande Loja tem corpos subordinados, que congregam os Rosacruzes em reuniões e atividades templárias. A Grande Loja de Língua Portuguesa tem Corpos Rosacruzes em todos os países que representa. No Brasil, os Templos Rosacruzes estão espalhados por todo o país.

            A AMORC difunde a Sabedoria esotérica da humanidade, o conhecimento que, ao longo da história, esteve acessível apenas aos Iniciados. Esse Conhecimento Especial esteve sob estrita proteção no passado, pois houve época em que discordar da posição oficial do estado ou da igreja era considerado crime. Felizmente, hoje esse conhecimento é divulgado mais livremente, em caráter discreto, não secreto, aos filiados da AMORC. Estes assumem um compromisso tradicional, qual seja, de utilizar esses princípios apenas para o bem e de forma impessoal. A Ordem Rosacruz não é mais, portanto, uma sociedade secreta. É, antes, privativa de seus membros. E quem pode ser membro da AMORC? Toda e qualquer pessoa que saiba ler e escrever e tenha razoável nível de instrução.

            O conhecimento que a Ordem propaga cobre uma vasta gama. O Estudo Rosacruz não é um curso, pois não tem um término; em outras palavras, estende-se por toda a vida da pessoa, mas os benefícios desse estudo se fazem sentir já nas primeiras semanas de afiliação, desde que o Membro aplique praticamente as ferramentas que lhe são transmitidas. A AMORC  ensina ao homem como se tornar senhor de seu destino e não mais estar à deriva na vida; ensina a controlar, até certo ponto, os acontecimentos, pela aplicação de leis naturais e cósmicas. 

            Antigamente esse conhecimento era passado apenas oralmente, nas Lojas da Ordem. Desde 1915, quando a AMORC ressurgiu, sua sabedoria é enviada por correspondência, por meio de Monografias, que são discursos especiais com uma parte teórica e outra prática. Alguns dos assuntos tratados nas Monografias Rosacruzes são: filosofia, psicologia, ontologia, concentração, meditação, visualização, relaxamento, aura, telepatia, clarividência, cura psíquica, centros psíquicos, comunhão cósmica, visualização criativa e vida após a morte. É importante destacar que todos esses assuntos têm uma dimensão prática, ou seja, é-se oferecida uma forma do estudante comprovar a realidade do que a Ordem afirma, por meio de experiências.


            O símbolo da Ordem, uma cruz dourada com uma única rosa semi-desabrochada no centro , significa: a cruz, o corpo físico e o plano material, onde se processa a evolução da alma e da consciência do homem, simbolizada pela rosa desabrochando no centro da cruz, no centro da experiência humana. A "iluminação" é simbolizada pelos rosacruzes pela rosa plenamente desabrochada e sem a cruz, pois a partir daí a pessoa não mais é obrigada a se manifestar no plano material, pois já completou o ciclo de aprendizado.

            A Ordem forma pensadores livres, por isso tem contribuído com o avanço da civilização em muitos pontos. Muitas personalidades célebres na história foram Rosacruzes. Dentre eles citamos: Leonardo Da Vinci, Paracelso, Francis Bacon, Jacob Boehme, René Descartes, Baruch Spinoza, Isaac Newton, Benjamin Franklin, Thomas Jefferson, Erik Satie e Edith Piaf.


Fonte: Artigo para Divulgação em mídia da Expansão Rosacruz, AMORC - GLP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário